O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) participou, na última terça-feira (28), de uma ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC) e com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de Florianópolis para apurar uma denúncia de maus-tratos a animais.
O caso envolve uma médica-veterinária responsável por 15 cães e 3 gatos, no bairro Pantanal, em Florianópolis.
Durante a operação, foi verificado que as melhorias urgentes determinadas em diligência anterior já haviam sido executadas. No entanto, um dos cães que necessita de atendimento especializado segue sob a supervisão da Dibea, que emitiu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à responsável. O CRMV-SC acompanhará o desdobramento do caso, conforme as orientações técnicas e legais pertinentes.
Denúncias de maus-tratos
O CRMV-SC reforça que não possui poder de polícia e, portanto, não realiza investigações ou autuações por maus-tratos. Situações desse tipo devem ser comunicadas diretamente à Delegacia Virtual de Maus-Tratos aos Animais da Polícia Civil.
O CRMV-SC segue atuando em parceria com os órgãos competentes, sempre em defesa do bem-estar animal, da ética profissional e do cumprimento da legislação vigente.