Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC
   48 3953-7700                 

GAECO e Polícia Militar Ambiental deflagram Operação “Libertas”, em ação nacional de combate a crimes contra a fauna - CRMV-SC coopera com a operação

31 de outubro de 2025

Na manhã desta quarta-feira (29), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar, por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), em apoio à 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, deflagraram a Operação "Libertas".

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos contra 12 pessoas que residem em Santa Catarina, suspeitas de envolvimento em atividades de compra, venda e tráfico de animais silvestres. Foram cumpridos mandados nas cidades de Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque. Foram mobilizados 101 agentes, responsáveis por dar cumprimento às medidas judiciais. Nas buscas foram aprendidos apreendidos 138 animais silvestres e exóticos, além de três armas, 1164 munições, documentos falsos e 11 celulares.

Para execução da Operação em Santa Catarina foram mobilizados 22 integrantes do GAECO e 74 Policiais Militares (66 da Polícia Militar Ambiental e 08 Policiais Militares de equipes táticas), totalizando 96 agentes, que estão diligenciando nas sete cidades em que a operação foi deflagrada. Além disso, a operação contou a participação da médica-veterinária Marzia Antonelli, presidente da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-SC, que cooperou em regime de plantão para sanar eventuais dúvidas encontradas pelas equipes de campo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC