Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC
   48 3953-7700                 

CRMV-SC participa de audiência pública sobre políticas de proteção e bem-estar animal em Itajaí

4 de novembro de 2025

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) participou, nesta segunda-feira (3), de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Itajaí para debater a Política Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. Durante o encontro, o médico-veterinário José Humberto de Sousa, gerente executivo do CRMV-SC, destacou a importância da atuação técnica dos médicos-veterinários na construção e execução de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. “ A presença de profissionais habilitados é essencial para garantir ações seguras, éticas e eficazes, tanto na área da saúde pública quanto na gestão de populações animais”, afirmou. E também reforçou o compromisso do CRMV-SC, por meio do corpo técnico, em cooperar na construção de políticas públicas efetivas e sustentáveis.

A audiência, presidida pela vereadora Renata Narcizo (PDT), proponente da iniciativa, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Robison Coelho; o deputado estadual Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc); além de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Assistência Social, médicos-veterinários e ativistas da causa animal. Segundo a vereadora, o objetivo foi ouvir diferentes órgãos e representantes da sociedade civil para identificar desafios e propor soluções, buscando construir de forma participativa uma política municipal mais efetiva.

Entre os principais temas discutidos estiveram a descentralização e ampliação dos serviços veterinários, o fortalecimento da rede de proteção animal com apoio a protetores independentes, a realização de um Censo Pet para subsidiar o planejamento de políticas públicas, e ações de saúde pública e prevenção.

Também foram debatidas propostas para melhorar o atendimento a denúncias e a comunicação entre os órgãos de fiscalização, além da necessidade de aprimorar os equipamentos e a infraestrutura voltados ao resgate, vacinação e castração de animais. O documento final com as sugestões apresentadas será encaminhado ao Poder Executivo e demais órgãos competentes, com o objetivo de tornar a Política Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Itajaí mais eficaz e integrada.

A audiência pública está disponível na íntegra aqui.