O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC) manifesta publicamente sua indignação diante da realização da aula inaugural do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), realizada no dia 22 de setembro.
A atividade ocorreu no contexto da XII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, cujo lema foi “Defender a vida, combater o agronegócio”.
O CRMV-SC considera inadmissível que um evento acadêmico adote como discurso o ataque a um setor que é fundamental para o Brasil. O agronegócio sustenta a economia nacional, gera milhões de empregos, garante segurança alimentar e cria oportunidades de atuação para médicos-veterinários e zootecnistas. O agronegócio precisa ser valorizado e continuamente fortalecido com base na ciência, inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.
O CRMV-SC reafirma a importância do acesso à educação, mas repudia iniciativas que, em ambientes formativos, difundam mensagens que descredibilizem um setor estratégico para o presente e o futuro do país.
Moacir Tonet
Presidente do CRMV-SC