Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC

CRMV-SC promove reunião sobre Responsabilidade Técnica em Programas de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos

21 de outubro de 2025

Com o objetivo de reforçar o bem-estar animal e o cumprimento das diretrizes técnicas e éticas que norteiam os Responsabilidade Técnica em Programas de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos em Santa Catarina, o CRMV-SC promoveu uma reunião com profissionais e representantes de instituições que atuam neste segmento. Durante a conversa, o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, ressaltou a importância de que estas campanhas sejam planejadas com responsabilidade técnica efetiva, garantindo que cada etapa do processo ocorra de maneira ética e segura.

Na reunião, foram abordadas as boas práticas relacionadas a todas as etapas, entre elas: triagem, pré-operatório, anestesia, cirurgia, pós-operatório, sempre com ênfase no bem-estar animal e nas competências privativas do médico-veterinário. O CRMV-SC destacou ainda que a estrutura física e a equipe envolvida nos mutirões devem ser compatíveis com o número de animais atendidos e com as exigências de biossegurança, prevenindo riscos tanto aos animais quanto aos profissionais. Também foram relembradas as principais resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que normatizam a responsabilidade técnica e os procedimentos de esterilização cirúrgica nestes programas.

Como encaminhamento, o CRMV-SC se colocou à disposição para esclarecimentos de dúvidas e apresentou sugestões para a elaboração de um projeto com base na Resolução CFMV nº 1596/2024. Destaque ainda para atenção ao preenchimentos de prontuários individuais, conforme a Resolução CFMV nº 1321/2020, e também sobre a divulgação dos eventos, de acordo com a Resolução CFMV n° 1649/2025 e a elaboração do relatório final que deve incluir, no mínimo: data e local das atividades, identificação dos médicos-veterinários e suas funções, quantidade de procedimentos por espécie e sexo, registro de óbitos ou intercorrências, orientações dadas aos responsáveis, além dos objetivos, metas, indicadores alcançados e das ações de educação realizadas.

Além do presidente do CRMV-SC, participaram da reunião a gerente técnica, Paola Manfredini; o assessor técnico, Emerson Faraco d Eça Neves; o assessor de fiscalização, Eduardo da Cunha Leal Vieira e o procurador jurídico, Emílio Lohman.