Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CRMV-SC implanta sistema de gestão eletrônica de informações

29 de abril de 2022

Chega ao fim a era dos papéis e carimbos no CRMV-SC com a adesão ao Sistema Unificado de Administração de Pública (Suap). Santa Catarina foi o sétimo Estado a receber o treinamento para o uso da ferramenta. A implantação ocorreu durante esta semana, entre os dias 24 e 29, com treinamento promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) por meio da equipe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin). O processo, que envolveu os funcionários, assessores, diretores e conselheiros, foi dividido em módulos, com a apresentação da ferramenta, modelagem setorial, utilização do sistema e testes. Criado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Suap foi cedido ao CFMV no ano passado.

UMA NOVA ERA

Na quarta-feira (27), o Presidente do CFMV, M.V. Francisco Cavalcanti de Almeida, abriu os trabalhos em uma breve videoconferência com o grupo de trabalho em Florianópolis. “Este projeto foi cedido gratuitamente e nós abraçamos este presente que veio para ficar. O Suap irá modernizar o sistema, integrar todos os Conselhos Regionais com o Conselho Federal na tramitação de processos e expedientes. O programa tem ao todo 12 módulos, este é o primeiro deles: o módulo de documentos. Há ainda o módulo financeiro, o módulo patrimonial, entre outros. Vamos estudar os demais e ver aqueles que interessam ao sistema”, disse Cavalcanti.

O Presidente do CRMV-SC, M.V. Marcos Vinícius de Oliveira Neves faz uma analogia sobre a novidade. “É uma mudança de versão. Estamos passando de um sistema completamente analógico para um sistema completamente digital. A equipe do CFMV que veio para Santa Catarina apresentar o novo sistema abriu nossas mentes para receber o Suap. Tenho certeza da evolução que teremos daqui para frente, estamos enxergando agora apenas a ponta do iceberg”, afirmou.

O QUE VAI MUDAR

De acordo com o chefe do NAR, Igor Andrade, o IFRN compartilhou o código fonte do SUAP com o CFMV. Desde então, a equipe de informática do CFMV trabalhou para fazer as adequações necessárias para atender as necessidades do sistema CFMV/CRMVs. Em setembro de 2021 começaram os testes no CFMV e a primeira regional a ter o modelo implementado foi o CRMV-RN, seguido por CRMV-PA; CRMV-MT; CRMV-GO; CRMV-TO e CRMV-AC. Depois de Santa Catarina, a próxima regional a receber o Suap será a Bahia. A expectativa do CFMV é que até setembro deste ano todos os regionais do país estejam trabalhando com o novo sistema.
“Os benefícios são imensuráveis no que se refere à agilidade e transparência. Sem falar na questão da sustentabilidade com o fim da utilização de papéis. Nesta primeira etapa, o Suao será utilizado pelos servidores, assessores, diretores e conselheiros. Muitas instituições já trabalham neste formato, o CFMV estava anos atrasado, mas com a adesão ao SUAP conseguimos atingir esta necessidade”, afirma Igor.


PRIMEIRO TRÂMITE NO NOVO SISTEMA


O primeiro trâmite no sistema Suap foi realizado sexta-feira (29) pelo Servidor Carlos Alberto Pereira, do setor de TI, “Coincidência ou não, na segunda-feira, 2 de maio, dia em que o Suap será implantado oficialmente também é o dia do meu aniversário”, disse com orgulho um dos mais antigos funcionários do Conselho com 20 anos de casa.

NOVIDADES

A partir de setembro, depois que o Suap estiver implantado em todos os regionais brasileiros, terá início uma nova fase quando o sistema será levado ao público externo. “Depois do segundo semestre os profissionais e empresas terão acesso aos benefícios da plataforma. Eles poderão, por exemplo, acompanhar todo o trâmite do seu processo de inscrição, de transferência, desde o horário que o setor recebeu a demanda, com qual funcionário se encontra. Ou seja, é o máximo da transparência”, conta.

SPOILLER

“Transferência automática, parcelamento da anuidade no cartão de crédito via Siscadweb e carteira profissional digital são outras novidades que vamos entregar ainda este ano. O mundo digital não exige menos que isso”, finaliza Igor.


EQUIPE CFMV EM SANTA CATARINA

Igor Pinto de Andrade - Chefe do Núcleo de Apoio às Regionais (NAR)
Marcos Hebbert de Carvalho - Chefe do Setor do Sistema de Informação
Rafael Moura da Silva - Chefe do Setor de Suporte
Leonardo Stefan Barbosa de Oliveira - Setor de Infraestrutura
Liana Carvalho - Departamento Administrativo

FOTOS