Fiscalização do CRMV-SC começa a operar com novo sistema
17 de fevereiro de 2023
A equipe de fiscalização do CRMV-SC começou a operar esta semana com a nova ferramenta de trabalho desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Inofisc. Trata-se da modernização do procedimento fiscalizatório, que substitui os blocos de papel pelos tablets. O primeiro contato dos fiscais com o Inofisc foi em maio do ano passado, quando os fiscais receberam os equipamentos, conheceram as funcionalidades do sistema, participaram de parte da criação e contribuíram para o aprimoramento do sistema a partir da suas experiências em campo.
Nesta segunda (13) e terça-feira (14) a equipe passou por um novo treinamento teórico com o Supervisor de Fiscalização do CRMV-SC, M.V. Fábio Marcon, que também integra o GT de Fiscalização do CFMV e participou de todo do processo do Inofisc. A partir de agora, com o sistema liberado oficialmente para uso pelos Regionais, os fiscais do CRMV-SC estão nas ruas utilizando o novo programa. “O sistema traz diversos benefícios, desde eliminar a limitação do espaço de escrita pelo fiscal, agilizar o procedimento de preenchimento dos documentos, melhorar a capitulação das infrações. Oferece ainda listas de checagem de todas as atribuições dos fiscais em cada tipo de estabelecimento e melhora os procedimentos pós-fiscalização como o lançamento de todas as informações no cadastro, por exemplo”, explica Fábio. Além dessas vantagens, o Inofisc reduz as despesas com contratação de gráficas e impressão dos blocos e, por fim, tem uma importância ecológica.
EXPECTATIVA
A expectativa do setor é um aumento na eficiência da fiscalização, quantitativa e qualitativamente. Quantitativa porque estima-se uma agilidade de até 25%, ou seja, mais empresas poderão ser fiscalizadas no mesmo período de tempo. Qualitativa porque o sistema prevê diversas listas de checagem e melhor capitulação das irregularidades que auxiliarão os fiscais a aumentar a excelência da execução dos trabalhos, melhorando os procedimentos de fiscalização das empresas e, principalmente, do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas. O Inofisc também oferece um conjunto de cruzamento de dados que possibilitarão uma análise mais rápida e precisa das atividades dos fiscais e que irão colaborar com o planejamento estratégico da fiscalização.
“O uso de novas ferramentas e metodologias, como é o caso do Inofisc, contribuem para a agilidade e eficiência das ações de fiscalização do CRMV-SC. Temos sempre que acompanhar o desenvolvimento tecnológico para entregarmos à sociedade, profissionais e empresas o que há de melhor na fiscalização e orientação do exercício profissional”, afirma Marcon.