Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CRMV-SC RESPONDE: Será que é verdade? “Ter pets sai caro por causa do médico-veterinário”

04 de julho de 2024

CRMV-SC RESPONDE: Será que é verdade? “Ter pets sai caro por causa do médico-veterinário”

O CRMV-SC manifesta publicamente o seu repúdio pela forma tendenciosa como o jornal “O GLOBO” publicou irresponsavelmente o título em sua reportagem na edição impressa desta quarta-feira (03): “Brasileiros adotam mais cães que gatos e aves, um amor que sai caro por causa do veterinário”. Na edição on-line, a matéria foi intitulada: “Gastos de até R$ 300 por mês e duas vezes mais cachorros do que gatos: pesquisa destrincha o mercado pet no Brasil'.“O título promove ao leitor, que muitas vezes não lê a matéria completa, uma visão distorcida e desrespeitosa sobre a nossa profissão. A valorização da vida animal vai além de qualquer importância monetária”, afirmou o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet.

É muito importante compreender que o mercado pet vem oferecendo uma diversidade cada vez maior de produtos e serviços destinados ao cuidado e entretenimento de animais de estimação. Este cenário, no entanto, vem acompanhado de um aumento nos custos associados, abrangendo desde itens básicos como ração e brinquedos até serviços especializados como creches e cuidados estéticos. “Portanto, é muita irresponsabilidade colocar a culpa no médico-veterinário, esperamos, no mínimo, que este veículo se retrate, porque a classe certamente sentiu-se ofendida”, completa o presidente.

Na avaliação do médico-veterinário Marcelo Henrique Puls da Silveira, Conselheiro do CRMV-SC, que atua há 30 anos na área clínica e cirúrgica de pequenos animais, a área veterinária trabalha com base na prevenção, diagnóstico e cura dos animais. "O mercado médico-veterinário não é a maior fatia de gastos do responsável perante ao seu animal de estimação. As despesas com medicamentos, rações, petiscos, acessórios somam um valor alto e muitas vezes muito mais que os cuidados da saúde com um profissional capacitado. Então consideramos realmente irresponsável culpar ou determinar que a classe veterinária é a responsável pelos maiores gastos em se ter um amigo pet. Isso pode criar uma estigmatização de uma profissão que não merece esse manto falso sobre ela", relata.

Médicos-veterinários não apenas dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar dos animais, mas também enfrentam desafios diários que demandam conhecimento técnico, atualização constante e investimentos significativos em formação acadêmica e equipamentos de ponta. Além de que cada procedimento na medicina veterinária requer não apenas conhecimento técnico avançado, mas padrões éticos elevados. Reduzir a discussão sobre os custos dos serviços veterinários a uma simples questão de valores ignora as responsabilidades inerentes ao trabalho dos profissionais que dedicam suas vidas ao bem-estar dos animais.

CRMV-RJ

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), entrou com direito de resposta. Conforme trecho do ofício enviado: “Solicitamos formalmente que seja concedido o direito de resposta para esclarecer de maneira adequada e precisa os pontos apresentados pela matéria em questão. Além disso, solicitamos uma retratação pública que corrija os equívocos apresentados, refletindo de forma justa e precisa a contribuição dos médicos-veterinários para a sociedade”.