CRMV-SC promove 1ª edição do Programa “Me formei, e agora?” e palestra sobre gestão emocional em Xanxerê
02 de setembro de 2024
Na quinta-feira (29), o auditório da Unoesc Xanxerê recebeu o mais novo projeto de educação continuada promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). Durante o dia, o programa de capacitação profissional “Me formei, e agora?” reuniu acadêmicos das últimas fases do curso de Medicina Veterinária para uma série de palestras sobre temas fundamentais para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho, como responsabilidade civil na Medicina Veterinária, planejamento financeiro, recrutamento, publicidade nas redes sociais, entre outros. À noite, o evento foi estendido aos profissionais com a palestra "Q.I., Q.E., I.A.: em qual inteligência você aposta para a Medicina Veterinária e Zootecnia?” ministrada pelo médico-veterinário Kaleizu Rosa, doutor em Ciências pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP, professor e treinador de Inteligência Emocional para empresas do mercado veterinário.
FOTOS
“Me formei, e agora?”
O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, explicou que o projeto, organizado pela Comissão de Ensino em Medicina Veterinária, é piloto. “Começamos na Unoesc, em Xanxerê, onde o programa surgiu a partir de uma reunião com o professor Genesio Téo, a quem agradeço imensamente pela parceria, e estendo este agradecimento a todos os profissionais envolvidos. Este projeto visa auxiliar os alunos em um momento importante de suas vidas e promover uma aproximação com o CRMV-SC”, disse.
Os próximos eventos serão realizados no CAV/UDESC, em Lages, no dia 31 de outubro, e na UNIBAVE, em Orleans, no dia 21 de novembro. O objetivo é expandir o programa para todas as universidades que oferecem o curso de Medicina Veterinária no estado e para as universidades que possuem o curso de Zootecnia. Inscrições abertas aqui.
O CRMV-SC solicita aos acadêmicos que participaram do evento que preencham a ficha de avaliação AQUI.
Palestrantes
A vice-presidente do CRMV-SC, M.V. Eliana Renuncio, iniciou o evento com a palestra “CRMV-SC: Você nos conhece?”. Eliana abordou as atribuições e finalidades da autarquia, a composição, o papel das comissões técnicas e a relevância do conselho como órgão de defesa para a sociedade.
Em seguida, a gerente executiva do CRMV-SC, Thalyta Marcilio, conversou com os alunos sobre “Oportunidades de Trabalho”, destacando as grandes áreas de atuação da Medicina Veterinária, que atualmente são mais de 80, os segmentos emergentes e deu dicas importantes para que um profissional se destaque.
Ainda pela manhã, o conselheiro M.V. José Humberto de Souza proferiu a palestra “Planejamento Financeiro: A chave do sucesso profissional”. Consultor do Sebrae, José Humberto compartilhou sua experiência pessoal e durante um exercício levantou que o maior anseio do grupo ao sair da universidade é ter “estabilidade financeira”.
No período da tarde, a psicóloga e professora da Unoesc abordou o tema “Saúde Emocional: Equilíbrio é tudo!”. Ela discutiu as competências socioemocionais, as aptidões conhecidas como hard skills e soft skills, e como lidar com as pressões do dia a dia, cobranças e inseguranças.
O advogado Anselmo Machado, assessor jurídico do CRMV-SC, apresentou a palestra “Responsabilidade Civil na Medicina Veterinária: Minhas responsabilidades como profissional”, discutindo temas como imperícia, imprudência e negligência, a partir de exemplos na profissão.
A M.V. Thalyta retornou com a palestra “As Principais Resoluções da Sua Profissão: Quem tem informação, tem poder”. Ela fez uma síntese das resoluções mais utilizadas no cotidiano profissional e ensinou os participantes a utilizarem a ferramenta de busca sobre todas as legislações, resoluções e decretos sobre a profissão no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
A penúltima palestra foi ministrada pela recrutadora da Aurora Coop., Andréia Miliorança, com o tema “Marketing Pessoal e Recrutamento: Dicas de sucesso para uma entrevista de emprego”. Com formação em psicologia, Andréia ofereceu dicas valiosas que podem influenciar a classificação de um candidato para uma vaga ou sua exclusão para o tão sonhado emprego.
“Publicidade nas Redes Sociais: Como vender de forma certa a sua imagem e seu trabalho” foi o tema abordado pela jornalista Patricia Rodrigues, assessora de comunicação do CRMV-SC. Patricia explicou o que pode e o que não pode ser postado nas redes sociais, de acordo com a resolução CFMV nº 780/2004, e destacou que essa resolução está sendo revista pelo CFMV. Ela também abordou o marketing de conteúdo como uma ferramenta fundamental para promover engajamento, desde que os conteúdos atendam a critérios como propriedade e relevância sobre o tema.
“Q.I., Q.E., I.A.: Em qual inteligência você aposta para a Medicina Veterinária e Zootecnia?”
No período da noite, o médico-veterinário Kaleizu Rosa se uniu aos estudantes para a palestra “Q.I., Q.E., I.A.: Em qual inteligência você aposta para a Medicina Veterinária e Zootecnia?”. Kaleizu, que ministra palestras em todo o país sobre gestão emocional com foco em profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia, fez um retrospecto sobre o crescimento da tecnologia e seu impacto nos níveis de ansiedade da população. “O cérebro tem duas formas de pensar: rápido e devagar, segundo a teoria de Daniel Kahneman, o que nos leva a capacidades distintas, muitas vezes intuitivas, e como gerenciar isso?”, questionou.
Esta foi apenas uma das provocações feitas pelo palestrante, que estará em Santa Catarina para mais três eventos gratuitos promovidos pelo CRMV-SC. Inscrições abertas aqui.
Palhoça: 30 de outubro - 19h30 - Unisul - Auditório Bloco G - Av. Pedra Branca, 25 - Cidade Universitária.
Lages: 31 de outubro - 19h - CAV/Udesc - Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos - Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro.
Orleans: 21 de novembro - 19h - Unibave - Centro de Vivências - Rua Padre João Leonir Dall Alba, 601 - Murialdo.