Planejamento Estratégico é implantado no CRMV-SC com apoio técnico do CFMV
06 de setembro de 2024
Diretoria e funcionários do CRMV-SC estiveram reunidos durante esta semana para a criação do Planejamento Estratégico da autarquia catarinense. O trabalho contou com a expertise da equipe de especialistas da Gerência de Planejamento (GEPLAN), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Marcos Hebbert de Carvalho e Liana Carvalho Caldas. O encontro aconteceu entre os dias 02 e 06 de setembro.
O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, avaliou positivamente a participação dos funcionários na construção do documento e agradeceu o apoio do CFMV. “Com um planejamento bem estruturado, seremos capazes de transformar nossos desafios em oportunidades e nossa visão em realidade. Tenho certeza de que juntos, seremos capazes de implementar nossas estratégias, adaptar nossas ações para alcançar os melhores resultados em prol da medicina veterinária, da zootecnia e da sociedade. Só tenho a agradecer o engajamento e a parceria do CFMV neste processo”, afirmou.
O CRMV-SC é o primeiro dos 27 regionais que implantou a chamada “Tríade da Gestão”. A primeira foi realizada em 2022, quando o CFMV realizou a auditoria, depois, em julho deste ano, foi implantada a Gestão de Riscos e agora o Planejamento Estratégico.
“Em resumo, o que nós fizemos juntamente com o grupo foi entender a proposta de gestão, convertê-la em eixos e depois em diretrizes. Analisamos os ambientes externos, criamos propósitos e realizamos análises a partir de metodologias das quais extraímos objetivos estratégicos, projetos e os planos de ações. Com estes três pilares: auditoria, gestão de riscos e planejamento estratégico, o CRMV-SC está pronto para a implantação da governança”, explicou Marcos.
“O planejamento estratégico de uma organização é vital para entender onde queremos chegar e a construção conjunta dos projetos remete ao pertencimento de cada um dos colaboradores da gestão”, completou Liana. O documento ficará disponível no portal da transparência, como preconiza o Tribunal de Contas da União (TCU).