CRMV-SC avança na elaboração de Manual para Responsáveis Técnicos que atuam em eventos agropecuários
17 de setembro de 2024
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) está trabalhando na elaboração de um manual para Responsáveis Técnicos que atuam em eventos agropecuários.
Nesta segunda-feira (16), estiveram reunidos assessores do CRMV-SC, representantes de três Comissões Técnicas do Conselho e representante da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que será órgão consultivo e fará a revisão do material.
Os eventos envolvem uma série de desafios, desde o manejo e transporte dos animais até a monitorização de sua saúde, segurança e bem-estar. A criação desse guia visa proporcionar uma ferramenta completa e prática para os RTs que atuam em rodeios, feiras, exposições e leilões. Estão envolvidos na produção do material as Comissões Técnicas do CRMV-SC de Medicina Veterinária Legal; de Fiscalização e Responsabilidade Técnica e de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal. O manual será dividido em quatro capítulos: conceitos gerais e definições; responsabilidade técnica; bem-estar animal e responsabilidade ética e legal.
De acordo com o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, o objetivo é oferecer diretrizes claras e atualizadas para a atuação dos Responsáveis Técnicos, promovendo uniformidade. “A contribuição desse Manual para a prática veterinária é um compromisso do CRMV-SC com os profissionais e com a sociedade, e sua implementação será um passo importante para a melhoria contínua das atividades dos profissionais que atuam nesta área”, afirmou.
Participaram da reunião a gerente executiva do CRMV-SC Thalyta Marcilio, a assessora de Fiscalização, Clarisse Barreto Bonamigo, a assessora Técnica, Paola Gouvêa Manfredini, os membros da Comissão de Medicina Veterinária Legal: Luciana Vargas Sant Ana (presidente), Roberto Luiz Curzel, Cesar Augusto Vieira Blanski, Karina Diniz Baumgarten e Janaina Hammerschmidt Braz, os membros da Comissão de Fiscalização e Responsabilidade Técnica. Carla Zoche (presidente), Alexandre Marcos Mattiello, Beatriz da Silva Frasão e André Barbosa da Silva, membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal: Denise Pereira Leme e a representante da Cidasc: Eleonora Schmitt Machado.