Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700           
Transparência        

CRMV-SC promoverá a live “Médicos-veterinários: Vamos conversar sobre habilitação no Mapa?”

17 de outubro de 2024

O CRMV-SC irá promover no dia 19 de novembro, às 19h horas, a live “Médicos-Veterinários: Vamos conversar sobre habilitação no Mapa?”. O encontro será transmitido pelo canal do CRMV-SC no instagram @crmvsc.

Os médicos-veterinários habilitados são aqueles que estão devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e que, após passar por capacitação específica no Serviço Veterinário Estadual (SVE), que em Santa Catarina é a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), protocolam o pedido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cabe ao Mapa emitir uma portaria, habilitando a atuação de acordo com os programas sanitários federais e estaduais, atendendo as normativas legais.

Os médicos-veterinários habilitados pelo Mapa podem atuar nos seguintes programas:
- Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT)
- Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE)
- Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA)
- Guia de Trânsito de Subprodutos (GTS)

A vice-presidente do CRMV-SC, Eliana Renuncio, que fará a condução da live explica que “a ideia é informar de forma clara e objetiva, por meio dos agentes que estão diretamente envolvidos no processo, o papel do médico-veterinário habilitado, assim como as implicações destas responsabilidades. Esta é mais uma ação do CRMV-SC em prol da orientação aos colegas médicos-veterinários para que estejam devidamente capacitados para o exercício correto da profissão”, disse Eliana.

Estarão presentes no encontro o auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Roberto Hausen Schmidt, a diretora de Qualidade e Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Daniela Carneiro do Carmo e o gestor de Divisão de Defesa Sanitária Animal da Cidasc, Diego Torres Severo.