Pesquisa quer avaliar a percepção dos médicos-veterinários sobre antimicrobianos no âmbito da pecuária leiteira
07 de novembro de 2024
O questionário da pesquisa intitulada "Percepção dos Médicos Veterinários brasileiros sobre a categorização de antimicrobianos de importância veterinária e resistência antimicrobiana, no âmbito da pecuária leiteira" está aberta aos médicos-veterinários de todo o país que realizam atividades profissionais em propriedades de produção de leite bovino.
O objetivo é compreender a perspectiva da classe acerca da categorização utilizada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e, ainda, gerar dados que possam contribuir para a criação de medidas que fortaleçam a atuação dos profissionais e, ao mesmo tempo, contribuam para a mitigação da resistência antimicrobiana. A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig-ILCT) e a Embrapa Gado de Leite, que irá ofertar aos participantes um curso EAD sobre Controle e Prevenção da Mastite em rebanhos bovinos.
O levantamento está sendo conduzido pela mestranda Vanessa Cominato, sob a supervisão dos Professores Vanessa Aglaê Martins Teodoro (UFJF), Kely de Paula Correa (Epamig ILCT) e Guilherme Nunes de Souza (Embrapa). Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Plataforma Brasil, com o parecer 76878024.6.0000.5147.
Questionário