Diretrizes de Atuação para Responsabilidade Técnica em estabelecimentos de produtos de origem animal
15 de janeiro de 2025
Na indústria de alimentos de origem animal, a qualidade dos produtos é essencial para a saúde humana. Os médicos-veterinários, que trabalham como RT em estabelecimentos de produtos de origem animal, têm uma grande responsabilidade atuando para garantir que os alimentos cheguem com segurança à mesa do consumidor.
Orientar e garantir que o estabelecimento e seus fornecedores atendam às normas de saúde animal e saúde pública, inclusive, em relação ao pleno atendimento aos acordos internacionais com os países importadores; orientar sobre os cuidados que a empresa deve observar no transporte distribuição e na comercialização dos produtos, assegurar os padrões das embalagens e do armazenamento para a conservação do produto final e comunicar aos órgãos de controle oficiais irregularidades das quais tiver conhecimento para que sejam tomadas as devidas providências são algumas das responsabilidades do RT neste segmento.
Na página do CRMV-SC, você encontra as Diretrizes de Atuação do RT em diversas áreas de atuação. O material, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), está disponível na Central de Conteúdos em crmvsc.gov.br.
Confira aqui!