MAPA emite alerta sobre influenza aviária de alta patogenicidade na América do Sul
19 de fevereiro de 2025
O Ministério de Agricultura e Pecuária emitiu nesta quarta-feira (18) um alerta sobre a necessidade de reforço nas medidas de biosseguridade e notificação imediata de suspeitas de influenza aviária de alta patogenicidade no Brasil, em virtude do crescente número de notificações de focos da doença na América do Sul.
Conforme notificado à Organização Mundial de Saúde Animal, a Argentina confirmou, no dia 14 de fevereiro de 2025, um novo foco da doença, na região de Chaco - Três Ilhas, em aves de subsistência. Previamente, também foram notificado focos de influenza aviária de alta patogenicidade, em aves de subsistência no Peru, em fevereiro de 2025, e na Colômbia, em dezembro de 2024.
Recomendações para adoção das seguintes medidas:
- Aprimoramento das medidas de biosseguridade em granjas e demais estabelecimentos avícolas;
- Monitoramento da mortalidade e de sinais clínicos compatíveis com influenza aviária de alta patogenicidade, garantindo a imediata notificação de suspeitas ao serviço veterinário oficial;
- Manutenção de comunicação constante com os serviços veterinários estaduais para harmonização das ações de prevenção e resposta.
O acompanhamento das notificações internacionais continuará sendo realizado pelo Departamento de Saúde Animal e novas orientações poderão ser emitidas conforme a evolução do cenário.
FONTE: DEPARTAMENTO DE SAÚDE ANIMAL DA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA
