CRMV-SC pede prorrogação de prazo para manutenção das atividades dos médicos-veterinários de apoio do SIE
21 de março de 2025
O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, foi recebido nesta quarta-feira (20) pela presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos. O motivo do encontro foi o apelo do conselho catarinense para a suspensão ou prorrogação da Portaria SAR nº 08/2025 e do Ofício nº 009/2025 da Cidasc.
De acordo com os documentos, a prestação de Serviços de Inspeção Estadual (SIE) de produtos de origem animal, em estabelecimentos com inspeção periódica, realizada pelos Médicos-Veterinários de Apoio (MVAs) à Cidasc, será encerrada até o dia 27 de março. Apenas nos estabelecimentos de inspeção permanente o serviço de inspeção com profissionais de apoio será mantido.
“Entendemos que o governo do Estado está atendendo a uma determinação do MAPA. Viemos solicitar a suspensão das portarias por 180 dias , a fim de buscar alternativas para cerca de 100 profissionais que atuam nesse mercado, bem como para suas famílias”, afirmou Tonet.
A presidente da Cidasc garantiu prioridade ao tema e levará o assunto ao conhecimento da Secretaria de Agricultura e Pesca. A previsão é que as instituições apresentem uma posição até a próxima segunda-feira (24). A reunião contou com a participação da assessora técnica Paola Manfredini.
