VetConsciente - CRMV-SC e Cidasc promovem o primeiro evento do ano em Tubarão
31 de março de 2025
Infrações ligadas à defesa sanitária animal e à responsabilidade técnica estão entre as principais causas de abertura processos éticos no CRMV-SC. Para fortalecer a atuação dos profissionais e reduzir essas ocorrências, o CRMV-SC e a Cidasc lançaram o "VetConsciente - Responsabilidades da Profissão na Prática"
A primeira edição aconteceu nesta quarta-feira (26), reunindo 83 médicos-veterinários no auditório da Unisul, em Tubarão. Ao longo deste ano, mais nove edições serão realizadas em diferentes cidades de Santa Catarina. O evento contou com a presença do presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, da vice-presidente Eliana Renuncio e da diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Débora Reis Trindade de Andrade.
Estiveram presentes profissionais do Serviço Veterinário Oficial (SVO), Responsáveis Técnicos (RTs) e médicos-veterinários habilitados para programas de sanidade animal. Os participantes debateram temas essenciais para a defesa agropecuária, incluindo os desafios do setor, os principais aspectos do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e a importância de alinhar a prática da Medicina Veterinária às diretrizes dos programas sanitários.
As palestras da Cidasc foram conduzidas pelos médicos-veterinários Guilherme Costa de Oliveira e Silva, coordenador regional da Defesa Sanitária Animal, e Guilherme Werner Dandolini, coordenador regional do Sistema de Inspeção Estadual (SIE). Também esteve presente a supervisora estadual de Educação Sanitária da Cidasc, Heloisa Alves Melo o gestor do Departamento Regional de Tubarão, Henrique da Silva Correa.
Na sequência, a assessora técnica do CRMV-SC, Paola Manfredini e o presidente Moacir Tonet apresentaram os principais motivos que levam a processos éticos na defesa agropecuária, destacando fraudes em documentação, como alteração de dados em laudos e certificados, além da omissão na notificação de doenças obrigatórias, entre outros pontos críticos.
O encontro reforçou a importância da cooperação entre os profissionais do setor para fortalecer a defesa agropecuária e aprimorar os processos relacionados à sanidade animal. O próximo evento será no dia 29 de abril, na Unisociesc, em Blumenau.
Confira o cronograma completo e inscreva-se em crmvsc.gov.br/vetconsciente
FOTOS
