Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC
Atendimento 48 3953-7700        
Transparência        

Brasil avança para status livre de febre aftosa sem vacinação; Sistema CFMV/CRMVs acompanha negociações na Bolívia

08 de abril de 2025

Representantes do Sistema CFMV/CRMVs participaram nesta semana da reunião da Comissão Sul-Americana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. O encontro reuniu delegações de 13 países e tem como principal objetivo consolidar o status de “livre de febre aftosa sem vacinação” para toda a região.

Atualmente, apenas Chile, Peru, Panamá, Guianas e partes da Colômbia, Argentina, Bolívia e Brasil têm esse reconhecimento. A expectativa é que, em maio, durante a assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE), em Paris, tanto Brasil quanto Bolívia recebam oficialmente a certificação de países totalmente livres da doença sem necessidade de vacinação.

Segundo o vice-presidente do CFMV, Romulo Spinelli, a conquista do status sanitário será resultado de décadas de trabalho técnico, envolvimento institucional e comprometimento dos profissionais da Medicina Veterinária. “O Brasil percorreu um caminho longo e consistente até aqui. Essa certificação é um reconhecimento internacional da excelência do nosso serviço veterinário oficial e privado. Representa, também, uma oportunidade ímpar de fortalecer o agronegócio, garantir segurança alimentar e reafirmar o papel estratégico dos médicos-veterinários nesse processo”, destacou Spinelli.

Para o tesoureiro do CFMV, Marcos Neves, a certificação trará impactos positivos diretos ao setor produtivo. “Essa conquista representará um marco histórico para o agronegócio brasileiro. Com o novo status sanitário, o Brasil ampliará sua competitividade no mercado internacional de carnes, abrindo portas para mercados mais exigentes e com maior valorização do produto nacional”.

A comitiva do CFMV no evento é composta pelos diretores Romulo Spinelli e Marcos Neves, além do conselheiro João Vieira. Também acompanham os debates os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Goiás, Rafael Vieira; de Mato Grosso do Sul, Thiago Fraga; do Acre, Fábio Pires; do Paraná, Adolfo Sasaki; do Rio Grande do Sul, Mauro Moreira; e do Rio de Janeiro, Diogo Alves.

A participação ativa do Sistema CFMV/CRMVs reforça o compromisso da Medicina Veterinária com a sanidade animal, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária no país e em toda a América do Sul.

CFMV