Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina - CRMV-SC

CRMV-SC inicia campanha de fiscalização nas prefeituras e promove nova reunião on-line para orientação dos profissionais

20 de janeiro de 2026

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) deu início a uma campanha de fiscalização nas prefeituras dos municípios catarinenses que contam com a atuação de médicos-veterinários no serviço público. A ação integra as iniciativas institucionais do Conselho voltadas à valorização profissional e ao fortalecimento da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Com o objetivo de apresentar os propósitos da campanha, alinhar informações e esclarecer dúvidas, o CRMV-SC realizará uma nova reunião on-line na próxima terça-feira(10), às 18h. O encontro é uma oportunidade tanto para os profissionais que não puderam participar da primeira reunião quanto para aqueles que desejam participar novamente para aprofundar o entendimento e esclarecer outras dúvidas. As inscrições podem ser feitas em crmvsc.gov.br/prefeituras, onde também será disponibilizado o link de acesso.


Inscrições


Fiscalização
Por meio da equipe de fiscalização, o CRMV-SC irá verificar quais serviços médico-veterinários oficiais estão sendo ofertados nos municípios, além de orientar as administrações públicas sobre a importância da atuação do médico-veterinário nas políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde pública, bem-estar animal e sanidade. A iniciativa também busca reforçar a necessidade de regularização dos serviços e dos profissionais junto ao CRMV-SC, assegurando que as atividades estejam em conformidade com a legislação vigente e com as normas que regem o exercício profissional.

Fomento ao mercado de trabalho e novas oportunidades
Outro objetivo da campanha é estimular o mercado de trabalho, ampliando a presença do médico-veterinário no serviço público municipal e contribuindo para a criação de novas oportunidades profissionais em Santa Catarina. De acordo com o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, a ação vai além do caráter fiscalizatório. "Trata-se de uma iniciativa de orientação e diálogo com os municípios. O médico-veterinário é essencial para a saúde da população, o bem-estar animal e a segurança sanitária. Fortalecer essa atuação no serviço público é também valorizar a profissão", afirma.